facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

23 de Dezembro de 2022, 08h:30 - A | A

VIVA MAIS / TEMPORADA DA COMILANÇA

Nutricionista ensina "truques" para domar o cérebro e manter o equilíbrio durante as festanças

Segundo Balu, o mais importante é ter uma boa relação com a comida; sem exageros

LORIANE VILLAR
DO REPÓRTER MT



Com a chega das festas de fim de ano, a comida ganha destaque. Tem ceias de Natal e de réveillon e muitas comemorações. Para dar dicas de como manter o equilíbrio na alimentação e não perder todo o esforço feito durante o ano, o Repórter MT conversou com o nutricionista Danilo Macena, conhecido como Balu.  (Veja o vídeo abaixo)

Segundo ele, tudo começa com uma boa relação com a comida.

“A dica que eu dou é primeiro você se alimente com os vegetais da mesa e com as fontes de proteína: com o pernil, a carne, para sinalizar uma saciedade no seu cérebro.”  

Outra sugestão do nutricionista é trocar os pratos fritos por assados.  

Para as pessoas que têm dificuldades na digestão, Balu aconselha ainda evitar as “comidas gordas”, que são carnes com um pouco mais de gordura e frituras.   E sobremesa pode, Balu?

“Pode, mas pequenas porções. Primeiro eu vou sinalizar pro meu paladar algo doce, eu vou comer uma fruta, uma ameixa, uma saladinha de fruta. Depois eu vou degustar um pouquinho de sorvete porque até o seu organismo não vai olhar aquele doce com tanta gana você vai comer um pouquinho de cada.”

No caso das bebidas alcóolicas o ideal, em qualquer situação, é consumir com moderação. E em termos de calorias, o recomendado são os destilados que apesar de maior teor alcóolico se bebe menos.  

E não esqueça de beber água com frequência para manter o corpo hidratado, finaliza o nutricionista.  

 

Veja o vídeo abaixo

 

Comente esta notícia