Cuiabá, 30 de Junho de 2022
logo

Terça-feira, 01 de Novembro de 2011, 10h:02 - A | A

DIA DE FINADOS

Prefeitura garante que limpou e pintou cemitérios da Capital

A Prefeitura analisa um projeto que prevê a construção de mais um cemitério na região do CPA

MAYARA MICHELS

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), afirmou que os cemitérios da Capital foram limpos e pintados para o feriado do Dia de Finados (2). Cerca de 200 trabalhadores participaram da operação que encerrou na manhã desta terça-feira (1).  A expectativa da Prefeitura é receber mais de 100 mil visitantes. No total são 11cemitérios públicos na Capital.

Segundo o responsável pelo setor de serviços urbano, Leonardo de Oliveira, a preocupação das autoridades é o número de vândalos que vem aumentando para roubar e danificar túmulos. “Colocamos cerca elétrica em alguns dos cemitérios públicos, após a destruição com frequência de túmulos e roubos de placas e flores por parte de ladrões”, destacou Leonardo.

O setor de serviços urbanos também prevê a restauração das capelas dos cemitérios, que segundo a Secretaria, será feita no final de novembro, 20 dias após o dia de finados. “Vamos recuperar as capelas, mas antes disto, estamos estudando formas de como evitar a entrada de vândalos no local, para que até mesmo as famílias possam se quiserem restaurar o túmulo de seus parentes”, afirmou.

A Prefeitura analisa um projeto que prevê a construção de mais um cemitério público na Capital, que ficaria localizado na região do CPA. Até que não seja aprovado, a Seminf afirma que, até o momento vem sendo resolvido pela cota de 5% que cada cemitério particular tem que ter para o Sistema Único de Saúde.

Dentre os cemitérios que foram preparados estão os na zona urbana, sendo os do Porto, Pascoal Ramos, São Gonçalo, Piedade (Centro), Coxipó (Boa Esperança) e Despraiado. Já na zona rural estão os cemitérios do Distrito da Guia, Aguaçu, Coxipó do Ouro, Sucuri e Estrada da Bandeira.

ATRAÇÕES

Além dos reparos serão distribuídas flores para os visitantes colocarem sobre as lápides e também será servido um café-da-manhã. Também serão instalados banheiros químicos, sons e tendas. Cerca de 60 funcionários da Seminf estarão presentes nos locais orientando as pessoas.

No cemitério da Piedade, exclusivamente, será celebrada uma missa, logo pela manhã, em homenagem aos falecidos.

Comente esta notícia