MAYARA MICHELS
Comerciantes e motoristas que passaram pela Praça Popular, em Cuiabá, no início da tarde desta sexta-feira (26.09) passaram por um susto. Às 14h, um poste de iluminação pública e transmissão de energia elétrica, localizado próximo a um dos bares da região, pegou fogo, de repente. Segundo os empresários, o Corpo de Bombeiros e a Cemat demoraram mais de 1h para chegar ao local.
A fumaça preta e o cheiro de borracha queimada chamou a atenção de vários motoristas que correram para tirar os carros que estavam estacionados embaixo do poste incendiado. Devido à sequência de explosão e faíscas, a rua ficou bloqueada por cerca de 30 minutos.
Segundo a responsável pelo Stones Bar, Magda Letícia, assim que o fogo começou ela desligou o padrão de energia do bar para evitar a queima de equipamentos. “O nosso medo é a energia não voltar hoje e prejudicar o bar. Com a queima de alguns fios, os outros ficaram pendurados, alguns na entrada do bar”, disse Magda.
Já a vendedora Karen Teixeira, da Serafim Doces Finos, a loja foi a mais prejudicada. Os fios derreteram e ocuparam toda a entrada da loja. “Trabalhamos com bolos e tortas, e estamos com várias encomendas. Tivemos que levar os doces para a residência da dona e ainda não tem previsão do restabelecimento da energia”, explicou.
O outro lado
Segundo a assessoria da Cemat, o problema foi causado por uma sobrecarga na rede elétrica da região e o fogo atingiu somente o CP Rede, a caixa onde ficam os relógios medidores do consumo de energia elétrica. A Cemat explicou que, muitas vezes, uma mudança não informada nos estabelecimentos comerciais pode resultar em incidentes do tipo.
Por isso é necessário que os empresários informem a central elétrica de mudanças no consumo da unidade, como reformas para ampliar a climatização, por exemplo. A Cemat informou ainda que o reparo está sendo feito e as unidades consumidoras prejudicadas, será feito o restabelecimento de energia ainda nesta tarde. A caixa do CP Rede deve ser trocada nos próximos dias.
Veja fotos: