facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2024
14 de Setembro de 2024

26 de Setembro de 2012, 12h:20 - A | A

CIDADES / CAOS NA SAÚDE

Hospitais do SUS ameaçam paralisar atendimento

Município acusa governo de não repassar verbas, de quase R$ 10 milhões

DA REDAÇÃO



O Secretário-Adjunto de Saúde de Cuiabá e os representantes dos hospitais conveniados ao SUS denunciaram na tarde desta terça-feira (25) a dívida do Estado de Mato Grosso de quase R$10 milhões com os cinco hospitais conveniados da Capital, recursos estes destinados a urgência e emergência, além das UTIs.

A Secretaria Estadual de Saúde revogou no dia 14 de setembro, com a edição da portaria 149/2012/GAB/SES, as transferências voluntárias de recursos financeiros do Fundo Estadual de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde e, consequentemente, aos Hospitais conveniados ao SUS.

O Secretário-Adjunto de Saúde de Cuiabá, Euzer Carvalho, afirmou que o Governo do Estado vem atrasando o repasse dos recursos ao município desde o mês de julho e que, caso os repasses não sejam regularizados até o dia essa sexta-feira (28), os hospitais suspenderão o atendimento a novos pacientes nas UTIs. Ele garantiu que os atuais pacientes serão assistidos normalmente até receberem alta. “Se isso não for feito (atualização dos repasses), pela dificuldade que os hospitais encontram de manter suas portas abertas, os serviços serão suspensos”, disse.

O presidente do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Luiz Felipe Ribeiro Filho, ressaltou a relevância social dos hospitais conveniados. De acordo com ele, de 10 pacientes atendidos nas UTIs, oito saem com vida, o que representa qualidade no atendimento às populações mais carentes que necessitam do sistema público de saúde. “Se essa decisão (da Secretaria Estadual de Saúde) não for revogada, a rede credenciada, que presta este serviço há 50 anos, irá paralisar totalmente. Cuiabá ficará sem hospitais”, sentenciou. 

Hoje, Cuiabá tem 130 leitos de UTI disponíveis, sendo 40 deles no Pronto-Socorro. Isso quer dizer que, caso os hospitais conveniados paralisem os atendimentos, apenas estes 40 leitos terão de atender toda a população de Cuiabá e de outras cidades do Estado.

Os hospitais conveniados são: Santa Casa de Misericórdia Cuiabá; Hospital Geral Universitário; Hospital do Câncer; Hospital Universitário Júlio Muller; e Hospital Santa Helena.

Comente esta notícia