DA REDAÇÃO
Os Correios disponibilizam à população o Serviço Social Achados e Perdidos, que funciona em todo o Brasil, mas é centralizado na Agência Central das capitais. O serviço está disponível o ano todo, mas, com as festas populares como o carnaval, as ocorrências de perda de documentos e objetos pessoais aumentam.
Para verificar se o documento está nos Correios, basta realizar a busca no site da empresa (www.correios.com.br). Outra alternativa é ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 0800-725 7282 ou 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas). Em seguida, dirigir-se à agência informada e resgatar o documento.
Além disso, para quem estiver fora do domicílio, pode-se optar pelo recebimento em uma agência mais próxima do seu endereço ou local de trabalho. Vale lembrar que os documentos ficam à disposição para serem retirados pelo período máximo de 60 dias. Após esse prazo, eles serão encaminhados ao órgão responsável pela emissão.
A procura por documentos perdidos, extraviados ou roubados é grande, mas somente 5% deles, sob a guarda dos Correios, são resgatados. Hoje, 16,1 mil documentos estão aguardando retirada nas agências centrais de todo o País.
MATO GROSSO - Na Agência Central dos Correios em Cuiabá, que centraliza o Serviço Social de Achados e Perdidos em Mato Grosso, foram cadastrados 500 documentos apenas em 2012. Entre eles estão principalmente carteiras de identidade e de habilitação.