DA REDAÇÃO
Com mais da metade das obras concluídas, as atividades na Arena Pantanal começam a avançar em novas frentes de trabalho. Entre o final de outubro e início de novembro, seis novas frentes de serviço estão sendo executadas, além da conclusão de instalação das arquibancadas no setor oeste.
Nesta última semana, deu-se início na instalação das arquibancadas nas estruturas metálicas nos setores norte e sul. Quatro mil toneladas foram destinadas apenas para os dois últimos pavimentos, que são desmontáveis. Tal característica possibilitará a redução de cerca de 17 mil dos 44.336 assentos previstos para os jogos do Mundial de 2014. A diminuição da capacidade do estádio no pós-Copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.
Outra frente de serviço iniciada neste último mês foi a instalação do sistema hidráulico, elétrico e de aterramento do antigo Verdão, além de ter um avanço significativo nas alvenarias de fechamento do interior dos banheiros e camarotes e salas Vips.
Outro setor que ganha destaque na obra é a fachada externa da Arena Pantanal, com 70% das estruturas metálicas concluídas. As peças metálicas receberam o acabamento necessário para instalação das fachadas laterais do estádio, que serão revestidas por uma membrana sintética em poliéster de alta tenacidade. O processo de montagem das estruturas metálicas é mais ágil que a fixação das peças pré-moldadas de concreto.
Está em andamento também a concretagem do piso do subsolo, além do inicio das fundações de restaurantes, chopperias e bares. Com as contratações de mão de obra sendo efetivadas, a Arena Pantanal começa o mês de novembro com 700 funcionários. Para os próximos meses o Consórcio Santa Barbara Mendes Junior intensificará a contratação de mais trabalhadores.
ESTÁDIO
A Arena Pantanal foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade. O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional.
O novo Verdão é um exemplo de construção ambientalmente sustentável desde a sua concepção. O Governo do Estado fez questão de encomendar um projeto que atendesse as exigências da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação de edificações para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.
A arquitetura do estádio foi projetada para atender a realidade de uma cidade quente como Cuiabá. O projeto prevê ventilação cruzada com tomadas de ar pelos cantos localizados entre os setores de arquibancadas. Além disso, serão instalados pisos e coberturas que amenizam o calor.
O entorno do estádio, área com mais de 300 mil m2, contará com passarelas, uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes, restaurante e muito verde.